segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O MAPRA nasce da necessidade dos produtores da reforma agrária, acampados e assentados resignificarem seu papel como sujeitos da produção agroecologica introduzindo e em alguns caso ampliando este modo de produção nos assentamentos sobretudo; com os CIPAS centros integrados de produção agroecologica solidários, como também os AAPS acampamentos Agroecologico produtivos solidários. Essa é missão primordial do MAPRA.

O que são os CIPAS ?

Os centros integrados de produção agroecologica solidários visa articular em pólos de assentamentos e associações da agricultura familiar, elaboração e execução de projetos otimizando políticas publicas municipais, estaduais, federais . Para produção in natura e beneficiamento em agroindústria familiares e comercialização dos produtos. Tendo como principais parceiros em convênios o INCRA,SEDSDH,SEDAS.

O que são os APS ?

Os APS são sobretudo instrumentos de luta e resistência pela reforma agrária e obtenção de terras.é evidente que não houve grandes avanços no assentamento de famílias sem terra no Brasil, há um déficit enorme no campo sobretudo com a crise mundial do capitalismo, os trabalhadores camponeses assalariados ou não tem sido atingidos em cheio com aumento significativo de demissões. Neste sentido o MAPRA inicia sua jornada de luta pela reforma agrária ocupando terras improdutivas no agreste, sertão e mata norte de PE; no entanto é preciso rever o modelos desses acampamentos que precisam ter uma vida útil. Neste sentido os APS do MAPRA terão desde do seu nascedouro uma seleção rigorosas das famílias e seu perfil e desejo de produzir; como também a produção frutas desidratadas em desitratador solar, de viveiros de mudas para comercialização, clube de trocas solidárias , artesanatos , bibliotecas com doações de livros e móveis que deverão ser trocados por prestações de serviços dos próprios acampados(as). É imprescindível tirar os acampamentos da ociosidade, abandono e miséria.


Um comentário:

  1. Trabalho com seriedade e muita luta por uma causa mais do que nobre, uma causa humana.
    Parabens aos compas do MAPRA.

    Artur Melo
    UNEES-PE

    ResponderExcluir