segunda-feira, 14 de março de 2011

COMERCIO JUSTO SOLIDÁRIO

Formação para o Sistema de Comércio Justo e Solidário começa terça-feira (15)
Posted: 11 Mar 2011 11:10 AM PST
Após o processo histórico de construção do Comércio Justo e Solidário (CJS) no Brasil, que culminou com a regulamentação do Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário (SCJS) pelo então presidente Lula em novembro de 2010, a capacitação dos formadores que apoiarão os primeiros 150 empreendimentos econômicos solidários (EES) do Sistema começa nesta terça-feira (15). São esses formadores e formadoras que apoiarão os EES numa auto-avaliação dos princípios do CJS.
O Instituto Marista de Solidariedade (IMS), em parceria com o Faces do Brasil (Plataforma de Articulação), realiza a capacitação durante os dias 15 a 17/03, na Casa de Retiro do Divino Paraíso, em Gama (DF), com 30 participantes. O objetivo da formação é capacitar sobre o Sistema e desenvolver em conjunto a metodologia de trabalho que será aplicada com os empreendimentos.
Após esta etapa, os(as) formadores(as) atuarão junto aos EES selecionados para o Sistema em sua região. O objetivo é realizar uma auto-avaliação dos empreendimentos, com base nos sete princípios do Comércio Justo e Solidário: Fortalecimento da democracia (com base na autogestão), Garantia de condições justas, Apoio ao desenvolvimento local, Respeito ao meio ambiente, Respeito à diversidade, Garantia de informação ao consumidor e Estímulo à integração de todos os elos da cadeia produtiva. Com o resultado da auto-avaliação, os EES, sempre junto com os formadores, farão um plano de adequação para melhoria dos pontos que encontrarem dificuldade.
A formação é o primeiro passo efetivo para o início do trabalho de construção do Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário no Brasil. Sistema este que precisa de atores envolvidos e capacitados para colocar os princípios de um comércio justo e solidário em prática, não só entre os empreendimentos de economia solidária, mas na sociedade de um modo geral.
Conheça as entidades:
Cooperativa Consultoria e Pesquisa de Serviços de apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável (Coopeser/BA)
Dialética Consultores Associados (RJ)
Rede Xique-Xique (RN)
Projeto Esperança (Cooesperança/RS)
Instituto Kairós (SP)
Instituto Palmas de Desenvolvimento e Socioeconomia Solidária (CE)
Instituto Estadual Santo Dias – Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/MG)
Nos estados com menor número de empreendimentos selecionados para o SCJS, o IMS e o Faces do Brasil atuarão junto aos EES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário