Brasília, 01/12/2010 (MJ) - O projeto Rio Economia Solidária vai receber R$ 8 milhões do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O lançamento será às 9h30, no Centro de Convenções Sul América, na capital fluminense. O recurso será utilizado para fomentar e apoiar o desenvolvimento da economia solidária como alternativa econômica em quatro comunidades do Rio de Janeiro: Complexo do Alemão, Manguinhos, Santa Marta e Cidade de Deus.
O repasse desses recursos faz parte da cooperação entre o Pronasci, do Ministério da Justiça, e o Ministério do Trabalho e Emprego. O objetivo é desenvolver a economia local identificando pequenos empreendedores e capacitando-os para o desenvolvimento de seus negócios.
Para desenvolver as ações do projeto, a Prefeitura do Rio de Janeiro vai criar em cada uma dessas comunidades os Centros Públicos de Economia Solidária. Conhecidos como “Pontos Solidários” estes locais foram especialmente projetados e equipados para servir de endereço de referência do projeto nesses territórios.
O Rio Economia Solidária prevê, também, a criação do primeiro banco comunitário da cidade em uma dessas comunidades. A idéia do banco é gerenciar um sistema alternativo de crédito com o perfil da economia local. O banco deve trabalhar com operações de câmbio com moeda social, que tem sua circulação restrita aos limites da comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário